Novidades

03/07/17

Descubra! Melhores antivírus para Windows

Tem tanto antivírus para Windows que nem dá para saber se o que você está usando vai te proteger. Para piorar, o Windows tem o Defender por padrão, mas será que ele é bom mesmo? Vamos colocar vários programas e testes no papel para indicar qual o melhor antivírus para o seu computador.


Fazendo os testes

Vamos usar como base dois testes do site especializado AV Comparatives, que faz diversas análises. Um é o Real-World Protection Test, o mais complexo que eles fazem e que testa os antivírus contra usos do mundo real. Os computadores em que eles fazem os testes têm Flash e Java instalados, softwares que podem ter falhas de segurança.
Outro que levamos em consideração é o Performance Test feito pelo mesmo site (e no mesmo período do teste anterior). Não adianta nada um antivírus funcionar constantemente mas deixar o seu computador uma carroça, né? Nos resultados, cruzamos os dois testes e classificamos os melhores programas para te proteger.

E aí?

Colocando no papel, os melhores antivírus sãoAvastAVG e Kaspersky. Eles tiveram 100% de eficácia contra os testes do AV Comparatives, ficaram juntos em 5º lugar no teste de desempenho e não deram nenhum falso positivo (ou seja, quando o antivírus acha que algum arquivo legítimo é um vírus).
Deixando de priorizar a eficácia e cruzando com os primeiros colocados no teste de desempenho, outro vencedor notável é o Norton, da Symantec. Ele ficou em 2º lugar no teste de desempenho (99,7% de eficácia), com 2 falsos positivos. Ele também ficou em 2º lugar no teste de desempenho, superando os melhores colocados acima.
Curiosamente, o Windows Defender até foi eficaz (99,5%), mas foi o pior no teste de desempenho: recomendamos desactivá-lo quando você instalar outro antivírus. O McAfee e o Avira até tiveram um bom desempenho (2º e 3º lugar, respectivamente), mas em eficácia ficaram atrás dos outros: marcaram 96% e 99%, respectivamente.

Bônus: dicas de desempenho

No Performance Test, o AV Comparatives dá umas dicas legais para quem quer tirar o máximo do computador e do antivírus. A principal dica deles é usar apenas um antivírus, ainda mais se a proteção em tempo real estiver ativada: o programa scaneia constantemente o seu HD por vírus. Se tiver mais de um fazendo isso, seu computador vai ficar bem lento.
Outra dica é fazer uma boa limpa no seu HD, removendo pastas, fotos e arquivos que você não usa. Não se esqueça também de desinstalar programas que você não usa mais, assim os antivírus não ficam olhando milhares de coisas que não são mais úteis para você.
Os relatórios completos (em inglês) estão disponíveis a partir do link: Real-World Protection Test e Performance Test. Os dados utilizados neste poste coletamos de ambos os relatórios foram publicados em maio de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Recente