Celular fino tem suas desvantagens. O iPhone, apesar de muito bem acabado, não tem uma boa reputação quanto à duração da bateria – pelo menos os modelos não Plus.
Ainda assim, o iOS oferece óptimas alternativas para economizar a energia do seu iPhone (ou iPad) para quando você precisar. Veja nove dicas abaixo:
1. Active o Modo de Pouca Energia
Pode parecer óbvio, mas esse recurso é novo no iOS. Disponível a partir da versão 9, ele se chama Modo de Pouca Energia e faz com que o iPhone, bem, economize energia. Ele está disponível em Ajustes > Bateria.
Esse modo reduz o próprio consumo de energia do aparelho, como o brilho da tela, animações do sistema, reduz a verificação periódica de e-mails, função “E aí Siri”, actualizações em segundo plano e as transferências automáticas da App Store. Fique atento para os aplicativos que você mais usa para não perder nenhuma novidade.
2. Active a percentagem da bateria
Ah, e claro: outro modo eficiente de economizar bateria é pelo psicológico. Quando você activa a percentagem da bateria, consegue ver exactamente quanto está faltando para a energia do seu iPhone acabar. Instruções no post.
3. Diminua o brilho e desactive o brilho automático
Uma das coisas que mais gasta bateria em qualquer electrónico é a tela. E, com isso, a luminosidade que ela gera. Se você não precisa de uma tela tão brilhante, diminua o brilho do seu iPhone para economizar bateria. Ah, e é bom desactivar o brilho automático também: ao checar periodicamente as condições de luz para ajustar o brilho, o iPhone também gasta bateria.
Para entrar nessas configurações, vá em Ajustes > Tela e Brilho.
4. Active o bloqueio automático da tela
Também em Tela e Brilho, confira a opção de Bloqueio Automático para ver em quanto tempo a tela do iPhone está desligando sozinha. Se você não vai usar mais o celular ou ele vai ficar ocioso por um tempo, desligue a tela para economizar bateria.
5. Desligue algumas configurações que gastam bateria
Algumas configurações do seu iPhone são actualizadas em segundo plano, mesmo que você não esteja usando. Como exemplo, o Wi-Fi, Bluetooth e AirDrop, que ficam constantemente procurando por conexões ou dispositivos, e até mesmo o 4G/3G, a conexão móvel. Desative essas conexões puxando a Central de Controle para cima, no caso dos três primeiros, ou, no caso dos dados móveis, indo em Ajustes > Celular (ícone de antena) e desactive Dados Celulares.
6. Quando puder, active o modo avião
Ainda na Central de Controle, existe a opção do modo avião, que desactiva, ao mesmo tempo, serviços de voz e dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth. Quando a bateria estiver bem baixa e você não precisar usar o celular no momento, aconselho activar essa opção junto com o Modo de Pouca Energia para aguentar até o limite da sua bateria.
7. Veja quais aplicativos estão gastando mais
Uma boa opção também pode ser conferir quais são os aplicativos mais gastões, caso você possa evitar usá-los ou até mesmo removê-los do iPhone. Para checar, entre em Ajustes > Bateria e veja os aplicativos que aparecem em Uso da bateria. Há a opção de ver o uso pelas últimas 24 horas ou pelos últimos 7 dias, para uma análise mais precisa.
8. Desactive a localização para alguns aplicativos
Outra dica para cortar os aplicativos que estão usando muito do seu celular é desactivar o acesso à sua localização para aplicativos específicos. Para fazer isso, entre em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização e confira os aplicativos que você deixa usar a sua localização.
Existem três opções: Sempre, Durante Uso e Nunca. A primeira, como o nome indica, deixa com que o aplicativo pegue a sua localização sempre que você quiser. A segunda, apenas enquanto você está usando o aplicativo e, a última, nunca. Também é uma boa ideia desactivar os Serviços de Localização temporariamente para reduzir o uso de GPS e economizar bateria.
9. Evite temperaturas extremas
Por fim: temperaturas extremas estressam a sua bateria e impedem que ela funcione de uma maneira mais eficiente. A temperatura óptima para o iPhone ou iPad fica entre 0 ºC e 35 ºC, então, se puder, fique dentro desse intervalo.
Sem comentários:
Enviar um comentário